Pular para o conteúdo principal

O que a Ciência diz sobre a discriminação pela cor da pele?

        A ciência tem como intuito esclarecer fenômenos físicos, químicos e biológicos, de maneira que possa contribuir com uma sociedade saudável, seja individualmente ou nas relações familiares e sociais. Como a ciência pode contribuir para diminuir a discriminação racial?

         Sabemos hoje que na espécie humana, a cor da pele é definida, em sua maior parte, pela presença de um pigmento proteico chamado melanina. A melanina está presente não só na pele, mas também nos pelos e nos olhos (na íris). Quem tem mais melanina tem a pele, os olhos e o cabelo mais negro, e quem tem menos melanina, a pele, o cabelo e os olhos de cor mais clara. Obviamente, a melanina tem uma função muito importante no corpo: proteção contra a radiação ultravioleta do sol. Isso significa que, fora a concentração de melanina, não há diferença significativas entre as diversas tonalidades de cores entre os seres humanos.

        Mas por que essa diferença de quantidade de melanina existe? Por que na população africana é mais evidente uma concentração maior de melanina? Tudo isso pode ser explicado pela seleção natural. Na espécie humana, toda característica física é armazenada no DNA da pessoa, ou seja, suas características são praticamente um reflexo daquilo que seu DNA é. Assim como em um alfabeto de 26 letras dá pra escrever uma diversidade enorme de palavras, assim é o DNA: as diversas combinações do DNA permitem que bilhões de seres humanos apresentem características muito diferentes. As características do DNA são transmitidas de pais para filhos, de maneira que as vezes, de acordo com algumas leis da genética, nem sempre os filhos herdam determinadas características dos seus pais, mas será provável que os netos herdem. Por exemplo, pais que tem o tom de cor de pele claro podem ter filhos de tom de pele mais escuro. Pais “morenos” podem ter filhos com cor de pele desde bem claro até bem escuro.

        Porém, o ambiente acaba "selecionando" aqueles que tem mais recursos para sobreviver diante das dificuldades que a natureza impõe. Por exemplo, em que região do planeta tem mais sol? As regiões mais próximas da linha do Equador, como por exemplo, a maior parte da África. Se o sol lá é mais intenso, e a radiação ultravioleta também, aqueles que tinham a pele mais escura tinham mais chance de sobreviver, enquanto os de pele mais clara não. Para que aqueles de pele mais clara tivessem mais chance de sobreviver e reproduzir, seria necessário que estes fossem pra regiões de menor incidência solar, como a Europa e principalmente a região norte desse continente. Foi o que aconteceu. Nessa situação, ter a pele mais clara é mais vantajoso, porque assim, com pouco sol, a pele mais clara consegue absorver melhor (ao menos um pouco) a luz ultravioleta, para produzir a Vitamina D, essencial para o sistema imunológico humano. Por isso, vemos hoje que a população Africana é de cor mais escura, enquanto a população europeia e asiática é mais clara.

        Mas isso quer dizer que antigamente na África existiam não só negros, mas também brancos?  Sim! Leia o texto abaixo:

"Uma descoberta recente feita por um grupo de pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, contraria os discursos discriminatórios baseados em questões raciais e dá um grande passo em direção à compreensão da evolução da cor da pele ocorrida há alguns milhares de anos. O estudo do material genético de diversos povos da África comprovou que a evolução da coloração da pele não é preta ou branca e encontrou vários matizes, do mais claro ao mais escuro, no continente
africano, onde a população é frequentemente associada à pele negra.

A pesquisa buscava identificar os genes responsáveis pela diversidade da cor da pele e para isso foram analisados os dados genéticos de 1.570 indivíduos da África subsaariana, especificamente populações em Botsuana, Etiópia e Tanzânia. "As pessoas acham que a cor da pele na África é uma única cor escura e a gente viu que não. Existe uma diversidade muito grande, tem populações com uma pele bem mais clara e outras com pele bem mais escura. Descobrimos genes e variantes genéticas que não tinham
sido identificados ainda relacionados com a coloração da pele", explicou a pesquisadora paranaense Marcia Holsbach Beltrame, que integra o grupo responsável pelo estudo publicado no final de outubro pela Revista Science. "Nossa pesquisa foi o primeiro grande estudo feito no continente africano em relação a isso"."

Acesso em: <https://www.folhadelondrina.com.br/geral/peles-negra-e-branca-tem-origem-em-populacoes-africanas-revela-estudo-992620.html>

         Podemos concluir que a cor da pele é uma característica genética como várias outras. Toda característica genética tem uma utilidade para sobrevivência em algum tipo de ambiente. No mundo atual, onde conseguimos superar muitos obstáculos que a natureza nos impôs, através da ciência e da tecnologia, podemos encontrar pessoas das mais diversas características e tonalidades de pele espalhadas pelo mundo todo, trabalhando, vivendo em sociedade de forma harmônica e contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade melhor e mais justa. 

🔉Ouça o áudio da explicação do texto:🎵

https://soundcloud.app.goo.gl/qymX

Depois da leitura do texto, tente responder as questões abaixo e certifique se você realmente entendeu o conteúdo do post.
Podem enviar as respostas no campo mensagens do meu insta: @andrevcra


Responda no Google Formulários:

ATIVIDADE:

1- Qual é o nome do pigmento que dá cor a pele?
2- Em que outros locais do corpo, fora a pele, esse pigmento pode ser encontrado?
3- Qual é a principal função da melanina no corpo?
4- É correto dizer que todo ser humano têm melanina? Justifique.
5- Comparando a quantidade de melanina da população africana e da população do norte da Europa,  percebe-se que a quantidade de melanina é nitidamente  diferente. Segundo o texto, por que isso acontece?
6- Segundo o texto, toda a população africana em todas as épocas sempre foi de pele escura, ou seja, com muita melanina? Explique. 
7- Fora a questão da quantidade de melanina, existem outras diferenças entre seres humanos, de pele mais clara e de pele mais escura, que justifiquem algum tipo de preconceito e discriminação? Justifique sua resposta.


https://mega.nz/folder/vuYxVIpB#kUvNB91ASZPqzVAbE1VTrQ



https://mega.nz/folder/amgDDBpI#ywi9ehVN6_7YY8j-roRXkw



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comparando Vírus, Bactérias e a Célula Humana

Quando ouvimos falar de germes, micróbios, micro-organismos, etc., ficamos confusos sobre formas, tamanhos, riscos e doenças causadas. O texto abaixo procura enumerar algumas diferenças básicas. Acesso em: <https://www.independent.co.uk/news/science/human-virus-hybrid-bacteria-infection-mrsa-immune-system-rockefeller-university-a7686916.html>               É muito comum, quando vamos comprar algum eletrodoméstico, realizar comparações. Isso fica mais evidente quando precisamos de um celular novo. Existem tantos modelos com tantas especificações que ficamos até confusos. Eles variam no tamanho da tela, processador, armazenamento, memória ram e até na quantidade de câmeras. Abaixo temos um quadro comparativo de dois celulares antigos, apenas para ilustrar essa situação: Acesso em: <https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/12/galaxy-s-duos-ou-moto-g-veja-o-comparativo-de-celular-da-semana.html>       ...

AS PRINCIPAIS DOENÇAS HEREDITÁRIAS

                          As doenças hereditárias, de uma forma geral, são aquelas que passam de geração em geração. Ou seja, são transmitidas pela própria família, de pais para filhos.             Apesar de serem muito comuns e de existir uma infinidade de tipos, essas doenças — em sua grande maioria — podem ser tratadas e até evitadas se o paciente buscar por informações e se prevenir antecipadamente.             Todo ser humano apresenta trilhões de células em seu corpo. A maioria das células contém dentro do seu núcleo uma substância (molécula) chamada DNA . Nele se encontra todas as suas características físicas, que você herdou dos seus pais: metade do seu pai, através do espermatozoide , metade da sua mãe, através do óvulo . O DNA é formado por vários genes , onde se encontra uma deter...

Micose, Frieira, Pé de Atleta, Sapinho - o que é e como evitar os fungos infecciosos?

          Aquela coceira na virilha, um corte dolorido entre os dedos do pé, aquelas manchas brancas descascando na sola do pé ou uma mancha esbranquiçada na pele dos braços ou do rosto. Tudo isso indica uma coisa: os fungos estão dominando a superfície da sua pele. Claro, apesar do grande incômodo, não é nada grave e tem tratamento eficaz. Porém, mais eficaz do que o tratamento, é a prevenção dessas infecções de pele causada pelos seres do Reino Fungi. Vamos entender um pouco como isso acontece.           É comum pequenas manchas surgirem na pele logo depois da temporada de férias curtida na piscina ou na praia. Para quem não faz ideia do que pode ser, a resposta é uma só: micose. Com seus nomes populares: frieira, pé-de-atleta, micose-de-praia, “tinha” (ou tinea), unheiro, pelada, sapinho ou boqueira, as micoses são infecções provocadas pelo crescimento excessivo de fungos e que afetam a pele, o couro cabeludo, as unh...