As doenças hereditárias, de uma forma geral, são aquelas que passam de geração em geração. Ou seja, são transmitidas pela própria família, de pais para filhos.
Apesar de serem muito comuns e de existir uma infinidade de tipos, essas doenças — em sua grande maioria — podem ser tratadas e até evitadas se o paciente buscar por informações e se prevenir antecipadamente.
Todo ser humano apresenta trilhões de células em seu corpo. A maioria das células contém dentro do seu núcleo uma substância (molécula) chamada DNA. Nele se encontra todas as suas características físicas, que você herdou dos seus pais: metade do seu pai, através do espermatozoide, metade da sua mãe, através do óvulo. O DNA é formado por vários genes, onde se encontra uma determinada característica física. Cada célula nossa apresenta 46 conjuntos de DNA, que damos o nome de Cromossomo. Ou seja, recebemos 23 cromossomos (DNA) do nosso pai e 23 cromossomos da nossa mãe, totalizando 46 cromossomos em cada uma de nossas células.
As doenças hereditárias se dividem em três diferentes tipos:
Doenças monogênicas
Essas doenças hereditárias — também chamadas de doenças mendelianas — são causadas por uma alteração na sequência que o DNA segue em um único gene. Alguns exemplos mais comuns são a hemofilia, anemia e fibrose cística.
Doenças multifatoriais ou poligênicas
Ocorrem quando mais de um gene e cromossomos sofrem alterações. Elas também podem se manifestar de acordo com fatores do ambiente ou com o estilo de vida que a pessoa leva.
Entre as doenças mais comuns, estão o Alzheimer, diferentes tipos de câncer, diabetes, asma, alergias respiratórias, esclerose múltipla, obesidade, hipertensão arterial e doenças cardíacas.
Doenças cromossômicas
Ocorrem pela alteração no número ou na estrutura dos cromossomos. Entre as principais, estão a Síndrome de Down, Síndrome de Patau, Síndrome de Turner e as Trissomias.
Quais são as principais doenças hereditárias multifatoriais?
1. Obesidade
A obesidade é uma das doenças hereditárias mais comuns em nossa sociedade, e é caracterizada pelo aumento de gordura no corpo — geralmente, causado pelo consumo em excesso de calorias na alimentação. Sendo assim, é possível prevenir tal doença por meio de uma mudança de hábitos.
2. Anemia Falciforme
A chamada anemia falciforme é uma doença hereditária que atinge a via sanguínea, afetando a produção de glóbulos vermelhos e deformando as hemácias. De forma geral, isso dificulta o transporte de oxigênio e gás carbônico no organismo do paciente. A doença pode aparecer a partir dos primeiros meses de vida, em certos casos, causando dores, emagrecimento e infecções.
A melhor forma de prevenir a doença é por meio do diagnóstico — em especial, pelo famoso teste do pezinho.
3. Câncer
Há diferentes tipos de câncer e, infelizmente, ainda não há uma cura definitiva para a doença. Apesar disso, há muitas formas de tratamento e cirurgias capazes de controlar ou retirar os tumores de nosso organismo.
No entanto, vale reforçar que o tratamento sempre será mais fácil quando o problema é detectado com antecedência. Por isso a importância de realizar exames de diagnóstico com frequência.
Além disso, o câncer, muitas vezes, pode ser evitado se o paciente levar um estilo de vida mais saudável e com uma alimentação equilibrada, longe do tabagismo e do sedentarismo.
4. Diabetes
O diabetes é uma doença hereditária muito comum, atingindo milhares de pessoas no mundo inteiro. Ela se caracteriza pelo excesso de açúcar no sangue e pode causar sérios danos à saúde.
Mesmo sendo um problema hereditário, uma das principais causas é a má alimentação — principalmente ao consumir alimentos com altas doses de açúcar ao longo da vida, como refrigerantes, doces etc. A melhor forma de prevenir o diabetes é mantendo um estilo de vida saudável, com atividades físicas freqüentes e uma alimentação balanceada. Para quem tem histórico na família, é recomendado ter um acompanhamento médico e realizar exames com certa frequência.
5. Hipertensão
A hipertensão — popularmente chamada de “pressão alta” — pode causar sérios problemas à saúde do paciente, principalmente se não for tratada. É mais comum em adultos, porém, não isenta crianças e jovens de sofrerem com a doença.
Basicamente, ela é causada porque os vasos sanguíneos dificultam a passagem normal do sangue. Sua causa pode ser a rotina estressante, com uma alimentação desregrada e sem atividades físicas.
Como vimos, essas são algumas das doenças hereditárias mais comuns entre os pacientes. Elas são passadas ao longo da família e, por isso, é preciso redobrar a atenção — ou seja, se seus pais apresentaram algum sintoma durante a vida, consulte o seu médico e realize uma rotina de exames. Não espere a doença aparecer para se tratar!
Acesso em: <https://blog.grupoinfinita.com.br/confira-as-6-doencas-hereditarias-mais-comuns-que-existem>
(A) https://blogdoenem.com.br/wp-content/uploads/2016/04/dna.jpg
(B) https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/Infogra%CC%81fico-Z.jpg
Responda pelo Google Formulários:
https://forms.gle/ErWJaGhHFoMnB2oG9
Ouça um audio resumo da aula:
ATIVIDADES
1- As doenças hereditárias são doenças transmitidas:
a) pelos pais quando estão com alguma infecção
b) quando os pais, no momento da relação sexual, apresentam alguma doença
c) doenças transmitidas geneticamente pelo pai e pela mãe quando o gameta masculino e o feminino deles se unem.
d) através de infecções adquiridas durante a vida
2- Todas as doenças abaixo tem influência da hereditariedade, exceto:
a) hipertensão
b) diabetes
c) dengue
d) anemia falciforme
3- A respeito das doenças hereditárias multifatoriais, marque a alternativa correta:
a) toda doença multifatorial obrigatoriamente fará com que o filho tenha a mesma doença que o pai
b) no caso da obesidade, quando de origem genética, sempre condicionará que o filho de pai obeso será obeso
c) no caso do câncer, avô ou pai de uma criança que teve algum tipo de câncer influenciará que ela também possa ter, mas não significa que ela terá.
d) todos os tipos de diabetes são totalmente hereditários
4- Todas as alternativas abaixo apresentam maneiras de lidar com as doenças hereditárias, exceto:
a) fazer o teste do pezinho no recém nascido para tomar as devidas providências preventivas no caso de detectar doenças hereditárias
b) tomar o mesmo remédio que seus pais tomam para evitar as doenças hereditárias
c) ao saber de alguma doença que seus pais tem e que é de origem hereditária, realizar alguns exames de rotina para detectar problemas de maneira antecipada.
d) independente da questão hereditária, buscar realizar atividades físicas frequentes e alimentação saudável.
Comentários
Postar um comentário