Pular para o conteúdo principal

A IMPORTÂNCIA DOS PARQUES URBANOS NA PRESERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE E NA QUALIDADE DA VIDA URBANA


            biodiversidade corresponde às diversas formas de vida (animal, vegetal e micro-organismos) que habitam uma determinada região. Essa diversidade de vida é fundamental para as cadeias alimentares locais, preservação da boa qualidade do ar, da água e do solo e são de importante interesse para os estudos científicos. Através do estudo da biodiversidade, conseguimos compreender as relações ecológicas, descobrimos princípios ativos para medicamentos, combate de pragas e infecções, elaboração de materiais biodegradáveis, essências de perfumes, corantes, dentre outros.

          A manutenção da biodiversidade em grandes áreas depende principalmente da ação do governo, da elaboração de leis e da fiscalização. As Unidades de Conservação Ambiental são áreas sujeitas à proteção por conta de suas características naturais. Elas são divididas em dois grupos: as Unidades de Conservação de Uso Sustentável e as de Proteção Integral. De maneira geral, as Unidades de Proteção Integral permitem apenas o uso indireto dos recursos naturais, como por exemplo: turismo ecológico, pesquisa científica, visitação pública com fins de educação ambiental, recreação em contato com a natureza etc.

          Os parques urbanos são exemplos de Unidade de Conservação Ambiental de Proteção Integral. Eles ajudam a combater a poluição, favorecem a biodiversidade no núcleo das grandes cidades e facilitam o controle da temperatura e da umidade. As áreas verdes no seio das metrópoles também são um importante elemento de coesão social.

            Os parques urbanos — sejam históricos ou de projeto recente — são uma das opções mais sustentáveis para combater a ilha de calor e a poluição: as árvores e a vegetação, além de produzirem oxigênio, ajudam a regular a temperatura e a umidade. Como benefícios agregados, reduzem a radiação ultravioleta, o ruído do tráfego rodoviário e da maquinaria, sendo um verdadeiro oásis para espécies tanto vegetais quanto animais. Mas também para os cidadãos: são o lugar perfeito para relaxar, praticar esporte, frequentemente recebem eventos culturais ou lúdicos e, em muitos casos, albergam edifícios e instalações de grande valor histórico e cultural.

            Em nosso país e na nossa cidade, existe uma boa quantidade de parques. Porém, se comparamos com outros países, ainda mais pensando na dimensão tão grande da nossa nação, essa quantidade é relativamente pequena e insuficiente em relação à preservação da biodiversidade e qualidade de vida urbana. Abaixo vemos quais são as cidades “mais verdes” do planeta:

    Quando falamos em parques, o Central Park de Nova Iorque (EUA) é um belo exemplo de área verde em meio a um grande centro urbano. O Parque compreende uma área tão grande ou até maior do que um Bairro inteiro de uma grande cidade. Veja o vídeo abaixo:




Escute o audio da aula clicando abaixo:

Áudio da aula


Acesso em: 

-https://d1e676vce0x2at.cloudfront.net/uploads/post/image/8449/main_145851_PARQUE-MUNICIPAL.jpg

-https://www.infoescola.com/ecologia/area-de-protecao-ambiental-apa/
-https://www.iberdrola.com/meio-ambiente/parque-urbano
-https://www.youtube.com/watch?v=Q3aHgtu2UOI

 

ATIVIDADES

 

1- De acordo com o texto, a biodiversidade é importante porque:

a) graças a ela podemos ter zoológicos com diversos animais para apreciarmos

b) porque a biodiversidade gera muito lucro

c) a diversidade concede a nós diversos tipos de alimentos exóticos

d) além de contribuir para a riqueza e para o bom funcionamento das cadeias alimentares e ecossistemas, a biodiversidade pode fornecer a nós conhecimento sobre a natureza e suas relações ecológicas e matéria prima para remédios, alimentos, corantes, perfumes, etc.


2- As Unidades de Conservação Ambienta de Proteção Integral são:

a) áreas onde se pode extrair recursos naturais sem nenhuma restrição

b) áreas naturais em que não se pode visitar, estudar e muito menos extrair recursos naturais,

c) áreas que permitem o uso indireto dos recursos naturais, como por exemplo turismo ecológico, pesquisa científica e visitação pública.

d) áreas que permitem o uso direto dos recursos minerais, podendo-se por exemplo derrubar árvores e utilizar a madeira, mas não se pode realizar turismo ecológico.


3- Todas as alternativas abaixo apresentam a importância dos parques na conservação ambiental, exceto:

a) são uma das opções mais sustentáveis para se combater a ilha de calor e de poluição das grandes cidades

b) além de produzirem oxigênio, ajudam a regular a temperatura e a umidade.

c) Ajudam a combater a poluição e favorecem a biodiversidade.

d) os parques são muito úteis na produção de alimento nos grandes centros urbanos, fornecendo comida para os mais necessitados.


4- Das cidades abaixo, qual delas apresenta uma menor porcentagem de área verde de uso público em relação à superfície total?

a) Belo Horizonte

b) Moscou

c) Viena

d) Sydney

 

 

Responda no Google Forms:

https://forms.gle/TF74mZ4MkBEPPTsf6




https://mega.nz/folder/WnhmRCCA#YKd7VK5zFmP9HY7GMLRZiQ



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comparando Vírus, Bactérias e a Célula Humana

Quando ouvimos falar de germes, micróbios, micro-organismos, etc., ficamos confusos sobre formas, tamanhos, riscos e doenças causadas. O texto abaixo procura enumerar algumas diferenças básicas. Acesso em: <https://www.independent.co.uk/news/science/human-virus-hybrid-bacteria-infection-mrsa-immune-system-rockefeller-university-a7686916.html>               É muito comum, quando vamos comprar algum eletrodoméstico, realizar comparações. Isso fica mais evidente quando precisamos de um celular novo. Existem tantos modelos com tantas especificações que ficamos até confusos. Eles variam no tamanho da tela, processador, armazenamento, memória ram e até na quantidade de câmeras. Abaixo temos um quadro comparativo de dois celulares antigos, apenas para ilustrar essa situação: Acesso em: <https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/12/galaxy-s-duos-ou-moto-g-veja-o-comparativo-de-celular-da-semana.html>       ...

AS PRINCIPAIS DOENÇAS HEREDITÁRIAS

                          As doenças hereditárias, de uma forma geral, são aquelas que passam de geração em geração. Ou seja, são transmitidas pela própria família, de pais para filhos.             Apesar de serem muito comuns e de existir uma infinidade de tipos, essas doenças — em sua grande maioria — podem ser tratadas e até evitadas se o paciente buscar por informações e se prevenir antecipadamente.             Todo ser humano apresenta trilhões de células em seu corpo. A maioria das células contém dentro do seu núcleo uma substância (molécula) chamada DNA . Nele se encontra todas as suas características físicas, que você herdou dos seus pais: metade do seu pai, através do espermatozoide , metade da sua mãe, através do óvulo . O DNA é formado por vários genes , onde se encontra uma deter...

Micose, Frieira, Pé de Atleta, Sapinho - o que é e como evitar os fungos infecciosos?

          Aquela coceira na virilha, um corte dolorido entre os dedos do pé, aquelas manchas brancas descascando na sola do pé ou uma mancha esbranquiçada na pele dos braços ou do rosto. Tudo isso indica uma coisa: os fungos estão dominando a superfície da sua pele. Claro, apesar do grande incômodo, não é nada grave e tem tratamento eficaz. Porém, mais eficaz do que o tratamento, é a prevenção dessas infecções de pele causada pelos seres do Reino Fungi. Vamos entender um pouco como isso acontece.           É comum pequenas manchas surgirem na pele logo depois da temporada de férias curtida na piscina ou na praia. Para quem não faz ideia do que pode ser, a resposta é uma só: micose. Com seus nomes populares: frieira, pé-de-atleta, micose-de-praia, “tinha” (ou tinea), unheiro, pelada, sapinho ou boqueira, as micoses são infecções provocadas pelo crescimento excessivo de fungos e que afetam a pele, o couro cabeludo, as unh...