A manutenção da biodiversidade em grandes áreas depende principalmente da ação do governo, da elaboração de leis e da fiscalização. As Unidades de Conservação Ambiental são áreas sujeitas à proteção por conta de suas características naturais. Elas são divididas em dois grupos: as Unidades de Conservação de Uso Sustentável e as de Proteção Integral. De maneira geral, as Unidades de Proteção Integral permitem apenas o uso indireto dos recursos naturais, como por exemplo: turismo ecológico, pesquisa científica, visitação pública com fins de educação ambiental, recreação em contato com a natureza etc.
Os parques urbanos são exemplos de Unidade de Conservação Ambiental de Proteção Integral. Eles ajudam a combater a poluição, favorecem a biodiversidade no núcleo das grandes cidades e facilitam o controle da temperatura e da umidade. As áreas verdes no seio das metrópoles também são um importante elemento de coesão social.
Os parques urbanos — sejam históricos ou de projeto recente — são uma das opções mais sustentáveis para combater a ilha de calor e a poluição: as árvores e a vegetação, além de produzirem oxigênio, ajudam a regular a temperatura e a umidade. Como benefícios agregados, reduzem a radiação ultravioleta, o ruído do tráfego rodoviário e da maquinaria, sendo um verdadeiro oásis para espécies tanto vegetais quanto animais. Mas também para os cidadãos: são o lugar perfeito para relaxar, praticar esporte, frequentemente recebem eventos culturais ou lúdicos e, em muitos casos, albergam edifícios e instalações de grande valor histórico e cultural.
Quando falamos em parques, o Central Park de Nova Iorque (EUA) é um belo exemplo de área verde em meio a um grande centro urbano. O Parque compreende uma área tão grande ou até maior do que um Bairro inteiro de uma grande cidade. Veja o vídeo abaixo:
Escute o audio da aula clicando abaixo:
Acesso em:
-https://d1e676vce0x2at.cloudfront.net/uploads/post/image/8449/main_145851_PARQUE-MUNICIPAL.jpg
ATIVIDADES
1- De acordo com o texto, a biodiversidade é importante porque:
a) graças a ela podemos ter zoológicos com diversos animais para apreciarmos
b) porque a biodiversidade gera muito lucro
c) a diversidade concede a nós diversos tipos de alimentos exóticos
d) além de contribuir para a riqueza e para o bom funcionamento das cadeias alimentares e ecossistemas, a biodiversidade pode fornecer a nós conhecimento sobre a natureza e suas relações ecológicas e matéria prima para remédios, alimentos, corantes, perfumes, etc.
2- As Unidades de Conservação Ambienta de Proteção Integral são:
a) áreas onde se pode extrair recursos naturais sem nenhuma restrição
b) áreas naturais em que não se pode visitar, estudar e muito menos extrair recursos naturais,
c) áreas que permitem o uso indireto dos recursos naturais, como por exemplo turismo ecológico, pesquisa científica e visitação pública.
d) áreas que permitem o uso direto dos recursos minerais, podendo-se por exemplo derrubar árvores e utilizar a madeira, mas não se pode realizar turismo ecológico.
3- Todas as alternativas abaixo apresentam a importância dos parques na conservação ambiental, exceto:
a) são uma das opções mais sustentáveis para se combater a ilha de calor e de poluição das grandes cidades
b) além de produzirem oxigênio, ajudam a regular a temperatura e a umidade.
c) Ajudam a combater a poluição e favorecem a biodiversidade.
d) os parques são muito úteis na produção de alimento nos grandes centros urbanos, fornecendo comida para os mais necessitados.
4- Das cidades abaixo, qual delas apresenta uma menor porcentagem de área verde de uso público em relação à superfície total?
a) Belo Horizonte
b) Moscou
c) Viena
d) Sydney
Responda no Google Forms:
https://forms.gle/TF74mZ4MkBEPPTsf6
https://mega.nz/folder/WnhmRCCA#YKd7VK5zFmP9HY7GMLRZiQ
Comentários
Postar um comentário