Quando ouvimos falar de germes, micróbios, micro-organismos, etc., ficamos confusos sobre formas, tamanhos, riscos e doenças causadas. O texto abaixo procura enumerar algumas diferenças básicas.
Acesso em: <https://www.independent.co.uk/news/science/human-virus-hybrid-bacteria-infection-mrsa-immune-system-rockefeller-university-a7686916.html>
É muito comum, quando vamos comprar algum eletrodoméstico, realizar comparações. Isso fica mais evidente quando precisamos de um celular novo. Existem tantos modelos com tantas especificações que ficamos até confusos. Eles variam no tamanho da tela, processador, armazenamento, memória ram e até na quantidade de câmeras. Abaixo temos um quadro comparativo de dois celulares antigos, apenas para ilustrar essa situação:

Acesso em:
<https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/12/galaxy-s-duos-ou-moto-g-veja-o-comparativo-de-celular-da-semana.html>
Quando comparamos a estrutura dos vírus com a célula de uma bactéria e a célula humana, fazemos de maneira semelhante. Cada um desses seres possui vantagens e desvantagens em relação ao outro no que diz respeito à sua capacidade de sobrevivência no ambiente e sua reprodução. Nesse caso ainda podemos compará-los utilizando um critério semelhante ao dos celulares: qual tipo de célula seria mais "moderna" e qual seria mais "obsoleta", em relação à diversidade de mecanismos de sobrevivência que cada uma apresenta (ainda que isso não signifique que uma necessariamente sobreviveria mais tempo do que a outra em qualquer tipo de situação).

Acesso em : <https://www.slideshare.net/WendyWhyte/ss-pathogens-human-biology-ch-8>
Abaixo temos um quadro comparativo dos 3 tipos de seres e suas estruturas:
Você deve estar pensando: "a célula animal tem mais estruturas do que a célula bacteriana, e a estrutura do vírus não tem nada, como pode isso?".
A célula animal, ou seja, a nossa, chamada Eucariota, é considerada a mais complexa e cheia de recursos. Ela apresenta núcleo, onde fica o DNA, e muitas organelas da qual cada uma tem sua função.
A célula bacteriana apresenta uma estrutura mais simples, mas ainda sim cheia de recursos, afinal elas vivem nos mais diversos ambientes e se reproduzem numa velocidade incrível.
A célula bacteriana, chamada Procariota, não tem núcleo, e o seu DNA fica espalhado pelo seu citoplasma.
Os vírus não tem célula. É isso mesmo, eles são tão simples que nem célula têm. Alguns cientistas entendem que eles nem seres vivos são, já que só apresentam algum tipo de comportamento ou ação quando estão dentro da célula de algum outro ser vivo. Por isso eles são chamados de Parasitas Intracelulares Obrigatórios, por não serem capazes de sobreviver sem parasitar alguma célula, e só se reproduzem dentro delas. Eles roubam tanto o espaço da célula parasitada quanto suas ferramentas e substâncias.
Assista abaixo esse fantástico vídeo mostrando os Vírus agindo na célula humana e na corrente sanguínea.
Acesso em: <https://www.youtube.com/watch?v=lBn3SNO04UU>
Depois
da leitura do texto e de assistir o vídeo acima, tente responder as
questões abaixo e certifique se você realmente entendeu o conteúdo do
post.
Podem enviar as respostas no campo mensagens do meu insta: @andrevcra
ATIVIDADE:
1- Dos 3 tipos de célula e seres vivos apresentados, qual deles é mais "simples"?
2- De que maneira os vírus conseguem sobreviver se nem célula eles tem?
3- O que é que fica dentro do núcleo das nossas células?
4- Faça uma pesquisa sobre o que é o DNA.
5- De acordo com o vídeo, qual é o tipo de célula do nosso corpo que elimina os vírus do sangue, "comendo-os"?
Comentários
Postar um comentário