Pular para o conteúdo principal

De pai para filho: estudo descobre como ansiedade é herdada geneticamente

Pesquisadores da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, descobriram uma via cerebral herdada que aumenta o risco de ansiedade em macacos. Os autores do estudo esperam que suas descobertas ajudem pesquisas futuras sobre transtornos de ansiedade em crianças.

Imagem: iStock

 
            A ideia de que a condição fosse causada por fatores ambientais e genéticos não é uma novidade, mas quando se trata de hereditariedade, os cientistas ainda não sabem exatamente como ela é transmitida de geração em geração. Entretanto, o novo estudo, publicado no periódico Journal of Neuroscience, oferece mais informações de como a ansiedade se desenvolve, muda o cérebro e é transmitida de pais para filhos.

            Usando ressonância magnética, os pesquisadores examinaram os cérebros de centenas de macacos rhesus pré-adolescentes com vários níveis de temperamento ansioso. O foco foi especificamente em temperamentos de ansiedade extrema, um fator de risco significativo para transtornos de ansiedade e depressão em crianças humanas. Acredita-se que esse tipo de ansiedade seja cerca de 30% hereditário entre esses animais.

            Examinando os resultados, os pesquisadores encontraram conexões neurais entre duas regiões da amígdala - o centro do medo do cérebro -- que estão relacionadas à ansiedade nos macacos. Por encontrarem essas conexões na maioria dos animais ansiosos, os cientistas consideraram o contingente de neurônios hereditário.

            Anteriormente, os mesmos autores demonstraram alterações metabólicas associadas à ansiedade no mesmo circuito usando tomografia. Em conjunto, os dois estudos sugerem que os mesmos genes responsáveis pela conectividade do circuito recém-descoberto também estão subjacentes à ansiedade extrema.

            A forma como medimos essa alteração em macacos é muito semelhante ao método que usamos para medir esse circuito em nossos estudos de ansiedade em crianças humanas`.”

 


            O texto acima explica que, de acordo com a pesquisa, concluiu-se que em macacos, algumas características hereditárias, ou seja, herdadas dos pais pelos filhos, podem ter uma influência considerável no desenvolvimento de transtorno de ansiedade. Essa pesquisa nos permite entender que problemas com ansiedade podem ter uma parcela de influência genética, ou seja, que a ansiedade não é algo apenas adquirido durante a vida. Se ela tem influência genética, pais que tem problemas de transtornos de ansiedade podem ter filhos que apresentam o mesmo problema, ou seja, que eles têm uma tendência a apresentar sintomas de ansiedade. Como biologicamente macacos e seres humanos são muito semelhantes, então os resultados dessa pesquisa podem ter relação direta com a condição humana em relação aos transtornos de ansiedade.

            A ansiedade é uma reação natural do corpo diante de um perigo iminente. Em seu estado normal, ela é saudável para o indivíduo, pois ela o impulsiona para realizar projetos, prosperar e planejar o futuro. O que se torna alarmante é o excesso desse sentimento. Quando ela ocorre de maneira acentuada e freqüente, acaba se tornando um problema. Veja na imagem abaixo os efeitos da ansiedade no corpo:

Efeitos do transtorno de ansiedade




ATIVIDADE


1-    A principal “descoberta” explicada pelo texto é que:

a) encontrou-se uma cura para os transtornos de ansiedade

b) descobriu-se a causa dos transtornos de ansiedade

c) entendeu-se a maneira como que em macacos (e provavelmente em humanos) a ansiedade age hereditariamente.

d) chegou-se à conclusão de que o transtorno de ansiedade não tem cura.


2- Todas as afirmações abaixo estão corretas sobre o texto, exceto:

a) através das descobertas descritas no texto, espera-se que o resultado ajude nas pesquisas futuras sobre transtornos de ansiedade em crianças.

b) os pesquisadores encontraram conexões neurais entre duas regiões da amígdala que estão relacionadas à ansiedade em humanos.

c) os pesquisadores examinaram os cérebros de macacos com vários níveis de temperamento ansioso usando ressonância magnética.

d) Pesquisadores descobriram uma via cerebral herdada que aumenta o risco de ansiedade em macacos.


3- Marque a alternativa incorreta a respeito da ansiedade e seus transtornos:

a) A ansiedade é uma reação natural do corpo diante de um perigo iminente.

b) Em seu estado normal, ela é saudável para o indivíduo, pois ela o impulsiona para realizar projetos, prosperar e planejar o futuro.

c) Quando ela ocorre de maneira acentuada e freqüente, acaba se tornando um problema.

d) a ansiedade pode ser transmitida de uma pessoa para a outra, como um vírus.


4- A ansiedade acentuada age no corpo de muitas maneiras. Marque abaixo a alternativa incorreta:

a) aumenta risco de ataque cardíaco

b) sensibilidade aumentada para a dor

c) problemas com a memória ou para tomar decisões

d) sistema imunológico (de defesa do organismo) altamente ativo.




 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acesso em: <https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/08/01/de-pai-para-filho-estudo-descobre-como-ansiedade-e-herdada-geneticamente.htm>

<http://www.medicodocoracao.com.br/wp-content/uploads/2015/07/LIVRO-T-PANICO-tecnicas-psicoterapicas.pdf<

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comparando Vírus, Bactérias e a Célula Humana

Quando ouvimos falar de germes, micróbios, micro-organismos, etc., ficamos confusos sobre formas, tamanhos, riscos e doenças causadas. O texto abaixo procura enumerar algumas diferenças básicas. Acesso em: <https://www.independent.co.uk/news/science/human-virus-hybrid-bacteria-infection-mrsa-immune-system-rockefeller-university-a7686916.html>               É muito comum, quando vamos comprar algum eletrodoméstico, realizar comparações. Isso fica mais evidente quando precisamos de um celular novo. Existem tantos modelos com tantas especificações que ficamos até confusos. Eles variam no tamanho da tela, processador, armazenamento, memória ram e até na quantidade de câmeras. Abaixo temos um quadro comparativo de dois celulares antigos, apenas para ilustrar essa situação: Acesso em: <https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/12/galaxy-s-duos-ou-moto-g-veja-o-comparativo-de-celular-da-semana.html>       ...

AS PRINCIPAIS DOENÇAS HEREDITÁRIAS

                          As doenças hereditárias, de uma forma geral, são aquelas que passam de geração em geração. Ou seja, são transmitidas pela própria família, de pais para filhos.             Apesar de serem muito comuns e de existir uma infinidade de tipos, essas doenças — em sua grande maioria — podem ser tratadas e até evitadas se o paciente buscar por informações e se prevenir antecipadamente.             Todo ser humano apresenta trilhões de células em seu corpo. A maioria das células contém dentro do seu núcleo uma substância (molécula) chamada DNA . Nele se encontra todas as suas características físicas, que você herdou dos seus pais: metade do seu pai, através do espermatozoide , metade da sua mãe, através do óvulo . O DNA é formado por vários genes , onde se encontra uma deter...

Micose, Frieira, Pé de Atleta, Sapinho - o que é e como evitar os fungos infecciosos?

          Aquela coceira na virilha, um corte dolorido entre os dedos do pé, aquelas manchas brancas descascando na sola do pé ou uma mancha esbranquiçada na pele dos braços ou do rosto. Tudo isso indica uma coisa: os fungos estão dominando a superfície da sua pele. Claro, apesar do grande incômodo, não é nada grave e tem tratamento eficaz. Porém, mais eficaz do que o tratamento, é a prevenção dessas infecções de pele causada pelos seres do Reino Fungi. Vamos entender um pouco como isso acontece.           É comum pequenas manchas surgirem na pele logo depois da temporada de férias curtida na piscina ou na praia. Para quem não faz ideia do que pode ser, a resposta é uma só: micose. Com seus nomes populares: frieira, pé-de-atleta, micose-de-praia, “tinha” (ou tinea), unheiro, pelada, sapinho ou boqueira, as micoses são infecções provocadas pelo crescimento excessivo de fungos e que afetam a pele, o couro cabeludo, as unh...