Pular para o conteúdo principal

Uma outra epidemia: a carência de Vitamina D


[A]


    A vitamina D é muito importante para o corpo humano. Além de suas funções mais conhecidas relacionadas à saúde dos ossos, é responsável também por outras atividades, trabalhando como reguladora do crescimento, sistema imunológico, cardiovascular, músculos, metabolismo e insulina.
A substância, na verdade, é um hormônio produzido pelo próprio corpo humano. Mas, quando descoberta, acreditava-se que ela só poderia ser adquirida por meio de alimentos. Foi na década de 70 que os cientistas descobriram que a vitamina era um hormônio e não uma vitamina, mas sua nomenclatura já estava consolidada e assim permaneceu.

    A principal forma de ativar a vitamina D no organismo é através da exposição solar. Pode ser encontrada ainda em alguns poucos alimentos, como peixes gordurosos, óleo de fígado de bacalhau e cogumelos secos. Leite, ovos e fígado bovino também têm a vitamina, mas em menor quantidade. "Entretanto, para suprir a necessidade diária de vitamina D, é necessário o consumo de grandes quantidades desses alimentos. Por isso, a principal fonte no nosso organismo vem da sua síntese na pele, por ação da luz solar".


    A vitamina D é lipossolúvel, ou seja, para ser absorvida no intestino, precisa da presença de gorduras, quando adquirida por meio de alimentos. "Entretanto, como a principal fonte de vitamina D é a nossa pele, o ideal é tomarmos sol sem filtro solar por pelo menos 20 minutos por dia, preferencialmente no início da manhã e no final da tarde", explica o especialista.


[B]
 
    A vitamina D é um hormônio que regula a quantidade de cálcio e fósforo em nosso organismo, aumentando a absorção desses sais minerais no intestino. É responsável pela saúde de nossos ossos, e tem um papel importante na força muscular.
    O cálcio e o fósforo, substâncias reguladas pela vitamina D, têm um papel importante na contração muscular, valendo isso para todos os tipos de músculos, inclusive o coração.

 
As células que fazem parte do sistema imunológico, como os linfócitos, têm receptores para a vitamina D, que atua no fortalecimento do sistema de defesa, auxiliando na prevenção de doenças.

No coração, tem influência no controle das contrações do músculo cardíaco, importante no bombeamento de sangue para o corpo.

    Quando há a deficiência da vitamina no organismo, é maior o risco de quedas e fraturas, devido à fraqueza muscular. Além disso, problemas musculoesqueléticos, como raquitismo, osteoporose, além do aumento de ocorrência de infecções. A falta de vitamina D também está associada ao aumento de risco de ocorrência de doenças cardiovasculares, diabetes e síndrome metabólica, obesidade e câncer.
  
*Consulte mais informações a respeito em: https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/imprensa/noticias/Paginas/A-import%C3%A2ncia-da-vitamina-D.aspx

    A falta de vitamina D – a famosa vitamina do sol – não prejudica somente a saúde física. A sua ausência também afeta a saúde mental. Atualmente, por conta do estilo de vida apressado e, muitas vezes, “enlatado”, entre quatro paredes, da maioria das pessoas, a deficiência dessa vitamina é comum.

    A deficiência de vitamina D causa cansaço, sono exagerado, enxaqueca e resfriados e gripes frequentes, as quais interferem na qualidade de vida. Da fadiga crônica surge a preguiça, frustração, desânimo e sensação de estar no piloto automático.

    Como a indisposição é constante, não raro a pessoa apresenta falta de energia para buscar novidades, sejam essas atividades, cursos ou relacionamentos.

    A inatividade é uma das grandes responsáveis pela tristeza, mas poucos prestam atenção nela. As pessoas precisam de mudanças e contato frequente com coisas novas. Caso contrário, se afundam na rotina.

    Não é à toa que muitos estudos indicam que a falta de vitamina D está relacionada ao aparecimento de depressão. A chamada depressão sazonal é um resultado bastante notável da ausência de contato com o sol.

    Pessoas que vivem em locais onde o sol é raro produzem mais melatonina, o hormônio do sono, por não receberem quantidade significativa de luminosidade. Logo, ficam mais cansadas e sonolentas. A melatonina também altera o metabolismo e interfere no humor.

    O corpo precisa de vitamina D não somente para fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças, mas também para manter a saúde mental em dia. Durante o período de confinamento, em função da pandemia de Covid-19, um número enorme de pessoas tem evitado sair na rua e consequentemente o contato com a luz solar, proporcionando uma carência na produção de Vitamina D e em decorrência dessa situação, todos os problemas advindos dessa carência. Fica aí a questão: será que diante de uma pandemia de Coronavírus, não temos também uma epidemia de carência de Vitamina D?


Atividade

1-    Sobre a Vitamina D, marque a alternativa incorreta:
a)
Além de suas funções mais conhecidas relacionadas à saúde dos ossos, é responsável também por outras atividades, trabalhando como reguladora do crescimento, sistema imunológico, cardiovascular, músculos, metabolismo e insulina.
b)
A substância, na verdade, é um hormônio produzido pelo próprio corpo humano.
c) Podemos suprir a necessidade de Vitamina D apenas na nossa alimentação básica.
d) 
A vitamina D é lipossolúvel, ou seja, para ser absorvida no intestino, precisa da presença de gorduras.

 2- A principal fonte de vitamina D é:
a) através da ingestão de leite e ovos
b) através da ingestão de verduras e legumes
c) a principal fonte de Vitamina D são as frutas
d)
a principal forma de ativar a vitamina D no organismo é através da exposição solar.

3-  A deficiência de vitamina D pode causar tudo o que está descrito abaixo, exceto:
a) 
A deficiência de vitamina D causa cansaço, sono exagerado, enxaqueca.
b)
maior o risco de quedas e fraturas, devido à fraqueza muscular.
c)
aumento de ocorrência de infecções.
d) risco de infarto e derrame

4- Por que a falta de Vitamina D pode causar problemas emocionais?
a) Porque a ausência de contato com o sol diminui a produção de vitamina D,
o que causa cansaço, sono exagerado, daí surge preguiça, frustração, desânimo. Além disso, a falta de contato com o sol, que está relacionado com a falta de Vitamina D, também altera o metabolismo e interfere no humor.
b) porque a pessoa fica doente e triste, o que causa depressão.
c) porque ela deixa de produzir um hormônio chamado serotonina.
d) porque a falta de qualquer vitamina pode causar problemas emocionais. 


Acesso em:
[A] https://www.drogariaminasbrasil.com.br/media/product/206/vitamina-d3-10-000-ui-60-capsulas-bd7.jpg
[B] https://www.dojeitoh.com.br/wp-content/uploads/2013/05/tomando-sol.jpg
https://www.vittude.com/blog/falta-vitamina-d/
https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/imprensa/noticias/Paginas/A-import%C3%A2ncia-da-vitamina-D.aspx 
http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/53971-vitamina-d-o-que-a-deficiencia-pode-causar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comparando Vírus, Bactérias e a Célula Humana

Quando ouvimos falar de germes, micróbios, micro-organismos, etc., ficamos confusos sobre formas, tamanhos, riscos e doenças causadas. O texto abaixo procura enumerar algumas diferenças básicas. Acesso em: <https://www.independent.co.uk/news/science/human-virus-hybrid-bacteria-infection-mrsa-immune-system-rockefeller-university-a7686916.html>               É muito comum, quando vamos comprar algum eletrodoméstico, realizar comparações. Isso fica mais evidente quando precisamos de um celular novo. Existem tantos modelos com tantas especificações que ficamos até confusos. Eles variam no tamanho da tela, processador, armazenamento, memória ram e até na quantidade de câmeras. Abaixo temos um quadro comparativo de dois celulares antigos, apenas para ilustrar essa situação: Acesso em: <https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/12/galaxy-s-duos-ou-moto-g-veja-o-comparativo-de-celular-da-semana.html>       ...

AS PRINCIPAIS DOENÇAS HEREDITÁRIAS

                          As doenças hereditárias, de uma forma geral, são aquelas que passam de geração em geração. Ou seja, são transmitidas pela própria família, de pais para filhos.             Apesar de serem muito comuns e de existir uma infinidade de tipos, essas doenças — em sua grande maioria — podem ser tratadas e até evitadas se o paciente buscar por informações e se prevenir antecipadamente.             Todo ser humano apresenta trilhões de células em seu corpo. A maioria das células contém dentro do seu núcleo uma substância (molécula) chamada DNA . Nele se encontra todas as suas características físicas, que você herdou dos seus pais: metade do seu pai, através do espermatozoide , metade da sua mãe, através do óvulo . O DNA é formado por vários genes , onde se encontra uma deter...

As epidemias do Século 21

                Por ser uma "novidade", muitas vezes acreditamos que o Corona Vírus (COVID-19) é a única doença da qual existe uma epidemia (no caso uma pandemia) nos últimos anos. Mas isso não é verdade. Desde 2001, são várias grandes epidemias que assolam diversos países pelo mundo no século 21, algumas inclusive mais mortais do que o próprio COVID-19.   https://tnsul.com/wp-content/uploads/2020/03/gripe-espanhola.jpg                  Vírus Ebola - 2013 a 2016 - Esse vírus mortal disseminou por países como Guiné, Serra Leoa e Libéria. Ele é menos contagioso que o coronavírus, mas é bem mais mortal (68,4% - a cada 100 pessoas, 68 morrem). Foram aproximadamente 11.300 pessoas mortas. Em 2018, ele reapareceu novamente na República Democrática do Congo, causando 2.273 mortes.                  Gripe A H1N1 - 2009 a 2010 - Chamad...