Pular para o conteúdo principal

Evidências genéticas explicam o passado violento do Brasil

            

            A genética é a área da ciência que estuda as características que são transmitidas dos pais para seus filhos. Essas características estão contidas em cada uma das nossas células, mais especificamente dentro do núcleo da nossa célula – no DNA (onde se localizam os genes). Elas são transmitidas no processo de reprodução, metade pela célula paterna (espermatozóide) e metade pela célula materna (óvulo). Dentro do núcleo celular do novo ser, encontram-se 46 moléculas de DNA, ou 46 cromossomos. Destes, 44 são iguais tanto para homem quanto para mulher, sobrando 2, que definem o sexo. O filho homem herda um cromossomo X da mãe e um cromossomo Y do pai, concluindo que todo homem é XY. A filha mulher herda um cromossomo X do pai e um cromossomo X da mãe, concluindo que toda mulher é XX.


[a] Núcleo, cromossomo e gene.


[b] Cromossomos de um homem.

Assista o vídeo abaixo explicando sobre o DNA, sua função e localização


            Nas células humanas, existem dois locais onde o DNA pode ser encontrado: no núcleo da célula e nas mitocôndrias. As mitocôndrias são pequenas organelas que realizam o processo de respiração da célula, produzindo energia para ela e, consequentemente, para nós.

            Quando ocorre a reprodução humana, o novo ser recebe o DNA do pai e da mãe, mas além desses recebe também da mãe suas mitocôndrias e o DNA contido nelas. Ou seja, você, estudante, tem células que apresentam DNA do seu pai e da sua mãe, e contêm também mitocôndrias da sua mãe (com DNA mitocondrial materno). Por essa razão, é possível realizar estudos que são capazes de desvendar a origem dos povos, ou seja, quais povos antigos foram responsáveis pela formação dos atuais.

            Tendo tais conhecimentos em vista, um estudo recente tenta explicar a origem do passado de violência do povo brasileiro através da genética e do estudo dos ancestrais.

           
            Observando atentamente o DNA dos brasileiros, podemos encontrar indícios da chegada de colonizadores e imigrantes, da chegada forçada de africanos ao Novo Mundo, encontros com indígenas isolados e também indícios da violência que fez parte da formação do país.

            Esse conhecimento se acumulou nos últimos anos a partir do trabalho de grandes nomes da genética nacional como Francisco Salzano (1928-2018) e Sérgio Pena.

            Entre os mais de mil genomas sequenciados e analisados ​​até agora, a contribuição europeia foi encontrada em 75% dos cromossomos Y (ou seja, herança masculina), enquanto no DNA das mitocôndrias, organelas celulares herdadas apenas da mãe, a contribuição africana foi de 36% e a indígena 34%.

            Qual a razão desse padrão encontrado de maioria de homens europeus x maioria de mulheres negras e indígenas?

            Os motivos principais são dois: a muito reduzida presença de mulheres de ascendência europeia no processo de ocupação e exploração do Brasil colonial, especialmente nos primeiros 300 anos, e a violência que permeou as relações entre povos de diferentes origens desde o descobrimento do país.

              Como uma população inicialmente de apenas 5% dos europeus acaba gerando 75% da herança masculina? “Nenhuma explicação biológica para fenômenos que ocorrem em outras espécies é crível para descrever isso”, diz Tabita Hünemeier, professora da USP e integrante do projeto DNA to Brasil. “É estranho que ainda hoje haja gente que não saiba que o Brasil teve um passado violento.”

 

Acesso em:

<https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2020/10/evidencias-geneticas-explicam-o-passado-violento-do-brasil.shtml>

<https://brasilescola.uol.com.br/biologia/genes.htm>

[a] https://nace.igenomix.com.br/blog/nipt-bebe-nascer-saudavel/dna-e-gene-celula/

[b]https://aminoapps.com/c/ciencias-geografia-hist/page/blog/estudo-dos-cromossomos-humanos/n6bo_ZwiLuEXrVYkzERVJJVB6577wvl0P



Atividade

1-    A respeito da genética e hereditariedade, marque a alternativa incorreta:
a)    Todo ser humano saudável apresenta 46 cromossomos no núcleo de suas células
b)    O que caracteriza geneticamente o sexo feminino é a presença de dois cromossomos sexuais XX, enquanto o que define os homens é o XY.
c)    Somente o DNA contido no núcleo da célula é passado dos pais para os filhos
d)    Podem ser encontradas moléculas de DNA no núcleo e nas mitocôndrias.

2- Na reprodução humana:
a) A célula reprodutora masculina é o espermatozoide e a feminina é o zigoto.
b) O DNA mitocondrial é transmitido apenas da mãe para os seus filhos.
c) O homem, possuindo cromossomo sexual XY, só pode transmitir para os seus filhos o cromossomo Y.
d) Cromossomo e DNA são coisas diferentes.

3- Pensando na origem genética do brasileiro, marque a alternativa correta:
a) a maior parte da contribuição europeia na formação do povo brasileiro foi encontrada no DNA mitocondrial (herança feminina).
b) a maior parte da contribuição indígena e africana na formação do povo brasileiro foi encontrada no cromossomo Y (herança masculina).
c) é impossível saber se a herança europeia, indígena e africana é predominante em homens e mulheres, já que ambos apresentam cromossomo X.
d) o padrão genético europeu foi encontrado em grande quantidade no cromossomo Y (75%), que é de herança masculina.

4- O vídeo cita outra molécula importante na constituição da célula e no funcionamento do DNA, que não foi citada no texto. Qual é?
a) cromossomos
b) genes
c) RNA
d) mitocôndria

 

Responda no Google Forms:

https://forms.gle/yE5xvny8aaWhJjsE8


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comparando Vírus, Bactérias e a Célula Humana

Quando ouvimos falar de germes, micróbios, micro-organismos, etc., ficamos confusos sobre formas, tamanhos, riscos e doenças causadas. O texto abaixo procura enumerar algumas diferenças básicas. Acesso em: <https://www.independent.co.uk/news/science/human-virus-hybrid-bacteria-infection-mrsa-immune-system-rockefeller-university-a7686916.html>               É muito comum, quando vamos comprar algum eletrodoméstico, realizar comparações. Isso fica mais evidente quando precisamos de um celular novo. Existem tantos modelos com tantas especificações que ficamos até confusos. Eles variam no tamanho da tela, processador, armazenamento, memória ram e até na quantidade de câmeras. Abaixo temos um quadro comparativo de dois celulares antigos, apenas para ilustrar essa situação: Acesso em: <https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/12/galaxy-s-duos-ou-moto-g-veja-o-comparativo-de-celular-da-semana.html>       ...

AS PRINCIPAIS DOENÇAS HEREDITÁRIAS

                          As doenças hereditárias, de uma forma geral, são aquelas que passam de geração em geração. Ou seja, são transmitidas pela própria família, de pais para filhos.             Apesar de serem muito comuns e de existir uma infinidade de tipos, essas doenças — em sua grande maioria — podem ser tratadas e até evitadas se o paciente buscar por informações e se prevenir antecipadamente.             Todo ser humano apresenta trilhões de células em seu corpo. A maioria das células contém dentro do seu núcleo uma substância (molécula) chamada DNA . Nele se encontra todas as suas características físicas, que você herdou dos seus pais: metade do seu pai, através do espermatozoide , metade da sua mãe, através do óvulo . O DNA é formado por vários genes , onde se encontra uma deter...

As epidemias do Século 21

                Por ser uma "novidade", muitas vezes acreditamos que o Corona Vírus (COVID-19) é a única doença da qual existe uma epidemia (no caso uma pandemia) nos últimos anos. Mas isso não é verdade. Desde 2001, são várias grandes epidemias que assolam diversos países pelo mundo no século 21, algumas inclusive mais mortais do que o próprio COVID-19.   https://tnsul.com/wp-content/uploads/2020/03/gripe-espanhola.jpg                  Vírus Ebola - 2013 a 2016 - Esse vírus mortal disseminou por países como Guiné, Serra Leoa e Libéria. Ele é menos contagioso que o coronavírus, mas é bem mais mortal (68,4% - a cada 100 pessoas, 68 morrem). Foram aproximadamente 11.300 pessoas mortas. Em 2018, ele reapareceu novamente na República Democrática do Congo, causando 2.273 mortes.                  Gripe A H1N1 - 2009 a 2010 - Chamad...