Pular para o conteúdo principal

Os efeitos da radiação sobre o corpo

         A radiação é um fenômeno físico do qual alguns elementos químicos como rádio, polônio, urânio são capazes de emitir um tipo de energia (invisível) na forma de partículas ou de ondas eletromagnéticas. São exemplos de radiações: alfa, beta, gama, infravermelho, ultravioleta, raios-X, ondas de rádio, micro-ondas, etc.

         As radiações podem ser, de acordo com sua origem, naturais, artificiais ou nucleares. A natural são aquelas emitidas naturalmente pelos elementos químicos citados acima, sem intervenção do homem. A artificial é aquela criada pelo homem através da tecnologia, como a usada no aparelho de raios-X. A nuclear é aquela que vem do núcleo do átomo, e pode ser alfa, beta ou gama. Dentre as 3, a gama é a mais perigosa para o ser humano, pela sua capacidade de atravessar os tecidos orgânicos e as nossas células, chegando até o núcleo da célula e causando alterações em nosso DNA.

         Em doses pequenas, a radiação não oferece riscos à saúde, já que o corpo consegue reparar a célula que porventura tenha sido alterada ou destruída. Em doses mais altas, ela é fatal, ou no mínimo pode causar doenças graves, como câncer na tireóide ou em outras regiões do corpo. A extensão dos danos à nossa saúde vai depender da dose e do tempo de exposição e até da região do corpo atingida. Algumas regiões do corpo são mais sensíveis, como por exemplo, a medula óssea.


[a]

         Quando a radiação atinge o DNA das células, causa alterações provocando falhas no funcionamento da célula e induzindo sua duplicação desordenada, crescendo uma massa de células defeituosas, os tumores. Nem sempre esses tumores aparecem imediatamente à pessoa ter contato com a radiação.


[B]

         Como já foi dito, baixas doses não são problemas para o corpo. Por isso, a radiação pode ser usada tranquilamente em tecnologias como tomografia, raios-X, mamografia, etc.

         É importante lembrar que a radiação ultravioleta do sol é um tipo de radiação que, em determinados períodos do dia, é mais forte e pode causar problemas de saúde, inclusive câncer de pele. Por isso, é necessário para manutenção da saúde, o uso de protetor solar, principalmente nos períodos onde a incidência solar é maior (próximo das 12h da manhã).

 

[A] https://static.wixstatic.com/media/18ad7e_acff8eae7f624f00b51a8aa4fa1be00b.jpg/v1/fit/w_2500,h_1330,al_c/18ad7e_acff8eae7f624f00b51a8aa4fa1be00b.jpg

[B] https://saude.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/03/sqs-primeira-parte.png

 

Mitose – processo onde uma célula se divide e dá origem a duas novas células. É por esse processo que o corpo do embrião e do bebê cresce, e por esse mesmo processo o ser humano repõe as células perdidas. No surgimento do tumor, ocorre uma falha justamente nesse processo.

 

Meiose – processo semelhante ao da mitose, no qual uma célula dá origem a 4 novas células, ao invés de duas. É por esse processo que produzimos nossos gametas, o espermatozoide e o óvulo. Quando a radiação atinge os órgãos que realizam a meiose (testículo e ovário), os gametas passarão a apresentar erros no DNA. Isso pode fazer com que os futuros filhos tenham problemas genéticos, inclusive graves, podendo causar até a morte.


Tumor – o tumor cresce como uma massa de células de crescimento desordenado. Quando essa massa de células atinge a corrente sanguínea e se espalha pelo corpo (metástase) temos caracterizado o câncer maligno.

 

ATIVIDADE NO GOOGLE FORMULÁRIO:
https://forms.gle/932mjPZRKEFgwzAh6

 

Áudio da Explicação desse texto: 

Clique no link abaixo e aperte o Botão Play em Laranja >

https://soundcloud.com/professor-andre-ramos/radioatividade

 

ATIVIDADE:

 

1-     1- São afirmações corretas sobre a radioatividade, exceto:

a)    Rádio, polônio e urânio são elementos que emitem radiação

b)    Todo tipo de radiação é perigoso para o ser humano e causará doenças.

c)    Alfa ,beta e gama são tipo de radiações

d)    A radiação artificial é aquela que é criada pelo ser humano e usada pelo ser humano nas tecnologias.

2-    2- Dos principais tipos de radiação, a mais perigosa para o corpo humano é:

a)    Alfa

b)    Beta

c)    Gama

d)    Raio-x

3-    3- A doença mais grave causada pela radiação é:

a)    Diabetes

b)    Hipertensão

c)    Tumor/câncer

d)    Depressão

4-    4- São exemplos de aparelhos onde o uso da radiação é empregado, exceto:

a)    Tomografia

b)    Radiografia

c)    Mamografia

d)    Eletrocardiograma

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comparando Vírus, Bactérias e a Célula Humana

Quando ouvimos falar de germes, micróbios, micro-organismos, etc., ficamos confusos sobre formas, tamanhos, riscos e doenças causadas. O texto abaixo procura enumerar algumas diferenças básicas. Acesso em: <https://www.independent.co.uk/news/science/human-virus-hybrid-bacteria-infection-mrsa-immune-system-rockefeller-university-a7686916.html>               É muito comum, quando vamos comprar algum eletrodoméstico, realizar comparações. Isso fica mais evidente quando precisamos de um celular novo. Existem tantos modelos com tantas especificações que ficamos até confusos. Eles variam no tamanho da tela, processador, armazenamento, memória ram e até na quantidade de câmeras. Abaixo temos um quadro comparativo de dois celulares antigos, apenas para ilustrar essa situação: Acesso em: <https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/12/galaxy-s-duos-ou-moto-g-veja-o-comparativo-de-celular-da-semana.html>       ...

AS PRINCIPAIS DOENÇAS HEREDITÁRIAS

                          As doenças hereditárias, de uma forma geral, são aquelas que passam de geração em geração. Ou seja, são transmitidas pela própria família, de pais para filhos.             Apesar de serem muito comuns e de existir uma infinidade de tipos, essas doenças — em sua grande maioria — podem ser tratadas e até evitadas se o paciente buscar por informações e se prevenir antecipadamente.             Todo ser humano apresenta trilhões de células em seu corpo. A maioria das células contém dentro do seu núcleo uma substância (molécula) chamada DNA . Nele se encontra todas as suas características físicas, que você herdou dos seus pais: metade do seu pai, através do espermatozoide , metade da sua mãe, através do óvulo . O DNA é formado por vários genes , onde se encontra uma deter...

As epidemias do Século 21

                Por ser uma "novidade", muitas vezes acreditamos que o Corona Vírus (COVID-19) é a única doença da qual existe uma epidemia (no caso uma pandemia) nos últimos anos. Mas isso não é verdade. Desde 2001, são várias grandes epidemias que assolam diversos países pelo mundo no século 21, algumas inclusive mais mortais do que o próprio COVID-19.   https://tnsul.com/wp-content/uploads/2020/03/gripe-espanhola.jpg                  Vírus Ebola - 2013 a 2016 - Esse vírus mortal disseminou por países como Guiné, Serra Leoa e Libéria. Ele é menos contagioso que o coronavírus, mas é bem mais mortal (68,4% - a cada 100 pessoas, 68 morrem). Foram aproximadamente 11.300 pessoas mortas. Em 2018, ele reapareceu novamente na República Democrática do Congo, causando 2.273 mortes.                  Gripe A H1N1 - 2009 a 2010 - Chamad...