Pular para o conteúdo principal

Os seres vivos mais estranhos do planeta!

             Nosso planeta apresenta uma biodiversidade incrível. Seja na terra, no ar, no mar e nos rios, cada ser vivo apresenta estruturas no seu corpo que os permitem sobreviver diante das adversidades do ambiente, se reproduzirem e perpetuarem sua espécie. Todos eles fazem parte de uma cadeia alimentar complexa e são essenciais para o seu equilíbrio. Porém, estamos acostumados com aqueles mais comuns, de ambientes mais familiares a nós, e não conhecemos alguns desses seres extremamente exótico e, por que não, esquisitos. 

            A Sociedade para a Preservação dos Animais Feios (Ugly Animal Preservation Society) organizou um concurso online, em parceria com a Associação Britânica de Ciência, para eleger os animais mais feios do mundo. Apesar do tom humorístico, a iniciativa, que ocorre todos os anos, busca chamar a atenção das pessoas para o risco de extinção de muitas destas espécies de "beleza incomum" e que são desconhecidas do grande público. [1]

Conheça abaixo alguns deles:

 

https://exame.com/wp-content/uploads/2016/09/size_960_16_9_animais-feios.jpg?quality=70&strip=info&w=920
 
 
1- Peixe-Gota
O peixe-gota (Psychrolutes marcidus), uma espécie ameaçada de extinção que lembra um rosto humano de bochecha flácida e amargurado, foi eleito o animal mais feio do mundo. Este peixe, que vive no Oceano Pacífico, entre 600 e 1200 metros de profundidade, corre risco de extinção devido à pesca intensiva por arrasto.
 
 

2- Rato-toupeira-pelado
O rato-toupeira-pelado (Heterocephalus glaber) é um roedor encontrado na Somália, Etiópia central e no norte e leste do Quênia. Ele passa a maior parte da vida deixo da terra, nos buracos que cava com seus grandes dentes salientes. Estudos sugerem que esses ratos vivem mais que outros roedores e são resistentes ao câncer.
 
 

3- Rã do Lago Titicaca
A rã do Lago Titicaca, localizado nas montanhas dos Andes, tem grandes dobras na pele que funcionam como brânquias, enquanto ela está debaixo d'água. Ela encontra-se em crítico risco de extinção, devido à destruição do seu habitat, poluição, introdução de espécies exóticas e mudanças de temperatura.
 
 

4- Lêmure Aye-aye
Este lêmure de pelos negros e olhos esbugalhados vive em árvores da floresta de Madagascar e tem hábitos noturnos. Além da visão otimizada, o aye-aye possui um dedo maior que os demais, que é usado para caçar larvas nos buracos das árvores.
 
 
 
5- Salamandra Axolotl
Com nome de origem asteca, que significa monstro aquático, a salamandra Axolotl não se desenvolve na fase de larva. Por isso, ela não adquire características terrestres e vive sempre no ambiente aquático. 
 
 
 
6- Toupeira nariz-de-estrela
Eis um convidado que jamais se atrasaria para o jantar. O nariz repleto de pequenos apêndices, como se fossem tentáculos, torna esta toupeira extremamente rápida na detecção de alimento - ela é capaz de determinar se um objeto encontrado é comestível em 8 milissegundos. Além disso, o nariz ajuda a toupeira, que é cega, a se guiar no escuro de seus túneis.
 
 
 
7- Macaco narigudo
Esta espécie de macaco é facilmente identificável por causa de seu nariz anormalmente grande. O macaco-narigudo (Nasalis larvatus) vive na ilha de Bórneu. Segundo crenças dos habitantes da ilha, ele tem a missão de iluminar os caminhos da humanidade, dando exemplos de amor aos seus semelhantes e iluminação espiritual.
 
 
 
8- Kakapos
Kakapos são papagaios noturnos que podem pesar até 3,5kg. Incapazes de voar, eles sobem nas árvores. Endêmica da Nova Zelândia, essa espécie corre risco de extinção. Existem menos de 100 Kakapos no mundo hoje.
 
 
9- Tartaruga focinho-de-porco
Encontrada em rios e lagos da Austrália e da Nova Guiné, esta tartaruga tem focinho externamente semelhante ao do porco. Pode chegar a 70 centímetros de comprimento e pesar até 20 quilos. Outras características fortes são a carapaça um pouco mole e flexível e patas em forma de nadadeiras. 
 



Esse conteúdo pode ser acessado integralmente em:

[1] https://exame.com/tecnologia/10-dos-animais-mais-feios-do-mundo-e-ameacados 

 

O vídeo abaixo apresenta outros animais bem estranhos encontrados pelo planeta e suas características:

 


https://www.youtube.com/watch?v=vgvOhKNmwp4

Depois da leitura do texto e de assistir o vídeo acima, tente responder as questões abaixo e certifique se você realmente entendeu o conteúdo do post.
Podem enviar as respostas no campo mensagens do meu insta: @andrevcra

ATIVIDADE:

1- Considerando as cadeias alimentares das quais esses seres vivos pertencem, a maioria deles é produtor, consumidor ou decompositor?
2- Todos os seres citados no texto fazem parte do Reino Animal. Quais são as principais características desse Reino?
3- Considerando os seres acima Vertebrados, a quais grupos de vertebrados cada um pertence?
4- A maioria dos animais acima se encontram em sério risco de extinção. Quais são as principais causas desse risco de extinção?
5- Você conhece algum animal da fauna brasileira que seja bem "esquisito" ? Faça uma pesquisa, identifique um animal e descreva suas principais características e local onde ele vive (habitat).
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comparando Vírus, Bactérias e a Célula Humana

Quando ouvimos falar de germes, micróbios, micro-organismos, etc., ficamos confusos sobre formas, tamanhos, riscos e doenças causadas. O texto abaixo procura enumerar algumas diferenças básicas. Acesso em: <https://www.independent.co.uk/news/science/human-virus-hybrid-bacteria-infection-mrsa-immune-system-rockefeller-university-a7686916.html>               É muito comum, quando vamos comprar algum eletrodoméstico, realizar comparações. Isso fica mais evidente quando precisamos de um celular novo. Existem tantos modelos com tantas especificações que ficamos até confusos. Eles variam no tamanho da tela, processador, armazenamento, memória ram e até na quantidade de câmeras. Abaixo temos um quadro comparativo de dois celulares antigos, apenas para ilustrar essa situação: Acesso em: <https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/12/galaxy-s-duos-ou-moto-g-veja-o-comparativo-de-celular-da-semana.html>       ...

AS PRINCIPAIS DOENÇAS HEREDITÁRIAS

                          As doenças hereditárias, de uma forma geral, são aquelas que passam de geração em geração. Ou seja, são transmitidas pela própria família, de pais para filhos.             Apesar de serem muito comuns e de existir uma infinidade de tipos, essas doenças — em sua grande maioria — podem ser tratadas e até evitadas se o paciente buscar por informações e se prevenir antecipadamente.             Todo ser humano apresenta trilhões de células em seu corpo. A maioria das células contém dentro do seu núcleo uma substância (molécula) chamada DNA . Nele se encontra todas as suas características físicas, que você herdou dos seus pais: metade do seu pai, através do espermatozoide , metade da sua mãe, através do óvulo . O DNA é formado por vários genes , onde se encontra uma deter...

Micose, Frieira, Pé de Atleta, Sapinho - o que é e como evitar os fungos infecciosos?

          Aquela coceira na virilha, um corte dolorido entre os dedos do pé, aquelas manchas brancas descascando na sola do pé ou uma mancha esbranquiçada na pele dos braços ou do rosto. Tudo isso indica uma coisa: os fungos estão dominando a superfície da sua pele. Claro, apesar do grande incômodo, não é nada grave e tem tratamento eficaz. Porém, mais eficaz do que o tratamento, é a prevenção dessas infecções de pele causada pelos seres do Reino Fungi. Vamos entender um pouco como isso acontece.           É comum pequenas manchas surgirem na pele logo depois da temporada de férias curtida na piscina ou na praia. Para quem não faz ideia do que pode ser, a resposta é uma só: micose. Com seus nomes populares: frieira, pé-de-atleta, micose-de-praia, “tinha” (ou tinea), unheiro, pelada, sapinho ou boqueira, as micoses são infecções provocadas pelo crescimento excessivo de fungos e que afetam a pele, o couro cabeludo, as unh...