Pular para o conteúdo principal

As vacinas do Corona Vírus

    A corrida para a produção de uma vacina para o Corona Vírus segue numa velocidade incrível. Laboratórios do mundo inteiro iniciaram uma corrida frenética e aguardamos o surgimento da primeira vacina eficaz para frear a pandemia.

Acesso em <https://saude.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/06/corrida-vacina.png?w=680>

    A Organização Mundial de Saúde reconhece 163 vacinas em desenvolvimento. A maioria se encontra em fase chamada pré-clínica, ou seja, os pesquisadores ainda estão em laboratório fazendo testes com células humanas ou de animais.Porém, já se tem 23 estudos que avançaram para testes com humanos. Destes 23, algum estão avançando de maneira mais rápida, sendo que 6 já estão na chamada Fase 3, que é a última etapa de testes, e ocorre em um número maior de pessoas. São elas:

Oxford - AstraZeneca (Reino Unido)

Sinovac - China

Sinopharm - China

Moderna - EUA

CanSino (China)

Gamaleya - Rússia

    Há uma expectativa enorme que, ainda no fim desse ano ou no início do ano que vem, se inicie a vacinação em alguns locais do mundo. Porém, há um grande temor pelo fato de que a  velocidade na produção dessas vacinas possam comprometer a qualidade delas, incluindo a possibilidade de efeitos colaterais. Esperamos que a rigidez dos critérios científicos tenham sido mantidos na produção dessas vacinas, de maneira que essa pandemia tão lamentável possa ficar no passado.


Como uma vacina funciona?

        Observe a imagem abaixo:


Acesso em: <https://www.kuadro.com.br/posts/wp-content/uploads/2018/08/Atua%C3%A7%C3%A3o-da-vacina-no-organismo.jpg>

    A vacina atua estimulando o nosso próprio corpo a produzir anticorpos contra o agente causador da doença. Ou seja, a vacina é utilizada para evitar a doença e não para combate-la. O nosso corpo apresenta um sistema imunológico, um sistema de defesa. Os glóbulos brancos são as células que produzem os anticorpos e combatem os agentes infecciosos. Os sintomas de uma doença aparecem quando o vírus, por exemplo, está no corpo se reproduzindo e causando lesões nos órgãos. Isso acontece enquanto o nosso sistema de defesa não localiza o vírus. Quando ele localiza, começa a combater o vírus e os sintomas diminuem, até o corpo conseguir elimina-lo. O problema muitas vezes é que, até o sistema de defesa encontrar o vírus, ele já causou estrago ao corpo, inclusive podendo levar até à morte. Aí que entra a vacina: ela contêm parte do agente infeccioso, no caso o vírus, parte essa suficiente para estimular o corpo na produção de anticorpos, de maneira que, se o vírus entrar em contato com o corpo, ele será instantaneamente eliminado, sem causar sintomas. Ou seja, quem toma vacina não está livre do vírus, mas o mesmo, se entrar no corpo, não causará problema.

Depois da leitura do texto, tente responder as questões abaixo e certifique se você realmente entendeu o conteúdo do post.
Podem enviar as respostas no campo mensagens do meu insta: @andrevcra

ATIVIDADE:

1- Faça uma pesquisa sobre a contribuição do Brasil na produção (direta e indireta) de vacinas.
2- A vacina serve para quem já está doente? Explique.
3- Em uma infeção, de acordo com o texto, por que os sintomas acontecem?
4- O que acontece dentro do corpo quando tomamos a vacina?
5- Um estudante afirmou que, quando ele toma a vacina, o corpo bloqueia a entrada do vírus. Ele está correto? Explique.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comparando Vírus, Bactérias e a Célula Humana

Quando ouvimos falar de germes, micróbios, micro-organismos, etc., ficamos confusos sobre formas, tamanhos, riscos e doenças causadas. O texto abaixo procura enumerar algumas diferenças básicas. Acesso em: <https://www.independent.co.uk/news/science/human-virus-hybrid-bacteria-infection-mrsa-immune-system-rockefeller-university-a7686916.html>               É muito comum, quando vamos comprar algum eletrodoméstico, realizar comparações. Isso fica mais evidente quando precisamos de um celular novo. Existem tantos modelos com tantas especificações que ficamos até confusos. Eles variam no tamanho da tela, processador, armazenamento, memória ram e até na quantidade de câmeras. Abaixo temos um quadro comparativo de dois celulares antigos, apenas para ilustrar essa situação: Acesso em: <https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/12/galaxy-s-duos-ou-moto-g-veja-o-comparativo-de-celular-da-semana.html>       ...

AS PRINCIPAIS DOENÇAS HEREDITÁRIAS

                          As doenças hereditárias, de uma forma geral, são aquelas que passam de geração em geração. Ou seja, são transmitidas pela própria família, de pais para filhos.             Apesar de serem muito comuns e de existir uma infinidade de tipos, essas doenças — em sua grande maioria — podem ser tratadas e até evitadas se o paciente buscar por informações e se prevenir antecipadamente.             Todo ser humano apresenta trilhões de células em seu corpo. A maioria das células contém dentro do seu núcleo uma substância (molécula) chamada DNA . Nele se encontra todas as suas características físicas, que você herdou dos seus pais: metade do seu pai, através do espermatozoide , metade da sua mãe, através do óvulo . O DNA é formado por vários genes , onde se encontra uma deter...

Micose, Frieira, Pé de Atleta, Sapinho - o que é e como evitar os fungos infecciosos?

          Aquela coceira na virilha, um corte dolorido entre os dedos do pé, aquelas manchas brancas descascando na sola do pé ou uma mancha esbranquiçada na pele dos braços ou do rosto. Tudo isso indica uma coisa: os fungos estão dominando a superfície da sua pele. Claro, apesar do grande incômodo, não é nada grave e tem tratamento eficaz. Porém, mais eficaz do que o tratamento, é a prevenção dessas infecções de pele causada pelos seres do Reino Fungi. Vamos entender um pouco como isso acontece.           É comum pequenas manchas surgirem na pele logo depois da temporada de férias curtida na piscina ou na praia. Para quem não faz ideia do que pode ser, a resposta é uma só: micose. Com seus nomes populares: frieira, pé-de-atleta, micose-de-praia, “tinha” (ou tinea), unheiro, pelada, sapinho ou boqueira, as micoses são infecções provocadas pelo crescimento excessivo de fungos e que afetam a pele, o couro cabeludo, as unh...