A corrida para a produção de uma vacina para o Corona Vírus segue numa velocidade incrível. Laboratórios do mundo inteiro iniciaram uma corrida frenética e aguardamos o surgimento da primeira vacina eficaz para frear a pandemia.

Acesso em <https://saude.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/06/corrida-vacina.png?w=680>
A Organização Mundial de Saúde reconhece 163 vacinas em desenvolvimento. A maioria se encontra em fase chamada pré-clínica, ou seja, os pesquisadores ainda estão em laboratório fazendo testes com células humanas ou de animais.Porém, já se tem 23 estudos que avançaram para testes com humanos. Destes 23, algum estão avançando de maneira mais rápida, sendo que 6 já estão na chamada Fase 3, que é a última etapa de testes, e ocorre em um número maior de pessoas. São elas:
Oxford - AstraZeneca (Reino Unido)
Sinovac - China
Sinopharm - China
Moderna - EUA
CanSino (China)
Gamaleya - Rússia
Há uma expectativa enorme que, ainda no fim desse ano ou no início do ano que vem, se inicie a vacinação em alguns locais do mundo. Porém, há um grande temor pelo fato de que a velocidade na produção dessas vacinas possam comprometer a qualidade delas, incluindo a possibilidade de efeitos colaterais. Esperamos que a rigidez dos critérios científicos tenham sido mantidos na produção dessas vacinas, de maneira que essa pandemia tão lamentável possa ficar no passado.
Como uma vacina funciona?
Observe a imagem abaixo:

Acesso em: <https://www.kuadro.com.br/posts/wp-content/uploads/2018/08/Atua%C3%A7%C3%A3o-da-vacina-no-organismo.jpg>
A vacina atua estimulando o nosso próprio corpo a produzir anticorpos contra o agente causador da doença. Ou seja, a vacina é utilizada para evitar a doença e não para combate-la. O nosso corpo apresenta um sistema imunológico, um sistema de defesa. Os glóbulos brancos são as células que produzem os anticorpos e combatem os agentes infecciosos. Os sintomas de uma doença aparecem quando o vírus, por exemplo, está no corpo se reproduzindo e causando lesões nos órgãos. Isso acontece enquanto o nosso sistema de defesa não localiza o vírus. Quando ele localiza, começa a combater o vírus e os sintomas diminuem, até o corpo conseguir elimina-lo. O problema muitas vezes é que, até o sistema de defesa encontrar o vírus, ele já causou estrago ao corpo, inclusive podendo levar até à morte. Aí que entra a vacina: ela contêm parte do agente infeccioso, no caso o vírus, parte essa suficiente para estimular o corpo na produção de anticorpos, de maneira que, se o vírus entrar em contato com o corpo, ele será instantaneamente eliminado, sem causar sintomas. Ou seja, quem toma vacina não está livre do vírus, mas o mesmo, se entrar no corpo, não causará problema.
Depois da leitura do texto, tente responder as questões abaixo e certifique se você realmente entendeu o conteúdo do post.
Podem enviar as respostas no campo mensagens do meu insta: @andrevcra
ATIVIDADE:
1- Faça uma pesquisa sobre a contribuição do Brasil na produção (direta e indireta) de vacinas.
2- A vacina serve para quem já está doente? Explique.
3- Em uma infeção, de acordo com o texto, por que os sintomas acontecem?
4- O que acontece dentro do corpo quando tomamos a vacina?
5- Um estudante afirmou que, quando ele toma a vacina, o corpo bloqueia a entrada do vírus. Ele está correto? Explique.
Comentários
Postar um comentário